Tecnologia e Gestão
Utilize o ConstruOffice para a elaboração de orçamentos e gerenciamento de obras e usufrua dos benefícios de uma ferramenta moderna, ágil e abrangente.

Origem do sistema:

Desenvolvido pela Ação Sistemas, que é uma empresa localizada em São Paulo (capital) e foi fundada em 2008 com o objetivo de oferecer ao mercado de escritórios de projetos (arquitetura, instalações, interiores, estruturas, entre outros), um software de gestão especializado nesse tipo de negócio. A partir de então, surge o Sistema Navis, um ERP que passou a ser a principal referência nesse segmento de mercado e que hoje conta com mais de 450 escritórios de projetos e 5 mil usuários que utilizam diariamente esse aplicativo para gestão de suas atividades.

Fundada por José Pires Alvim Neto, profissional que atua no mercado de Tecnologia da Informação desde 1980, a Ação Sistemas já nasceu com expertise no mercado da construção, tendo em vista que esse profissional trabalhou por 24 anos (de 1984 a 2008) no grupo Pini, onde foi o principal responsável pela criação e manutenção do Volare (software que até então era a principal referência na área de orçamentos e gerenciamento de obras). Em 2013, devido ao fato da Caixa Econômica Federal ter liberado para consulta pública os preços e composições do SINAPI e, contando com toda experiência que esse profissional já possuía no segmento de orçamento de obras, a empresa decidiu desenvolver o ConstruOffice, posicionando o produto como um complemento do Sistema Navis.

Em 2017, a Pini contratou a Ação Sistemas para assumir a gestão estratégica de desenvolvimento e suporte a usuários do Volare. Devido a uma profunda reestruturação da Pini, o projeto de revisão tecnológica do Volare não pôde ser realizado conforme o planejamento estabelecido inicialmente, ficando sob responsabilidade da Ação Sistemas apenas o suporte a usuários. Diante de todos esses fatos, a Ação Sistemas decidiu reposicionar a área de atuação do ConstruOffice, ampliando suas funcionalidades de forma a oferecer a um mercado mais amplo (construtoras e incorporadoras) um produto alinhado com o atual momento tecnológico e às necessidades do mercado da construção, dando continuidade a um processo de prestação de serviços que, por décadas, atende com excelência o Construbusiness.

O ConstruOffice possui uma série de ferramentas que agilizam tanto a manutenção de bancos de dados específicos de cada cliente, quanto a elaboração de orçamentos com agilidade e segurança, tais como: importação de informações (quantidades) geradas por qualquer software CAD e customização de relatórios.

BENEFÍCIOS

Simplicidade e agilidade são características fundamentais para que um software possa, de fato, contribuir para a realização eficiente de qualquer tipo de trabalho. Com o ConstruOffice você poderá contar com os seguintes recursos:

     * Utilização de diversas estruturas (visualizações) para o mesmo banco de dados;
     * Ferramenta para composição de taxas de leis sociais e BDI;
     * Geração de gráficos e relatórios incluindo exportação para qualquer software

PLATAFORMA

Você pode utilizar em sua rede, computador pessoal na web

Módulos do sistema:

Banco de dados

Permite o armazenamento e consultas a diversas bases de dados, públicas e privadas, que poderão ser utilizadas para elaboração de orçamentos e gerenciamentos de obras. Essas bases de dados são formadas pelas seguintes tabelas:

1) Insumos: materiais, mão de obra e equipamentos de construção civil;

2) Serviços: composições de preços unitários de serviços que reúnem todos os insumos necessários para cálculo do custo e preço dos itens que compõem orçamentos de obras de edificações e infraestrutura. Para efeito de cálculo dessas composições, o ConstruOffice permite a inserção de um serviço dentro de outro sem limite de recursividade;

3) Encargos sociais (LS) e BDI: tabelas que contém o detalhamento do percentual de custos legais que incidem sobre a mão de obra e as composições dos Benefícios e Despesas Indiretas que transformam os custos dos serviços em preços finais.

Bases de dados compatíveis com o ConstruOffice:

• Privadas:

     o CPUWeb: consiste em uma base de dados contendo preços de insumos e serviços pesquisados mensalmente em todas as capitais e no Distrito Federal. Essa base de dados é desenvolvida e mantida por engenheiros especializados em custos, que atuam nesses segmentos há diversos anos com muita experiência em iniciativas reconhecidas no mercado tais como: Pini, Emop/RJ e Riocop/RJ. A utilização e atualização dessa base de dados devem ser precedidas de uma assinatura a ser realizada diretamente no site desse fornecedor (www.cpuweb.com.br);

     o SBC: essa base foi criada em 1963 pelo Professor Miguel Stabile, considerada uma importante coleção de composições do país (mais de 12.000 COMPOSIÇÕES e 16.000 INSUMOS) com coleta mensal de preços em 24 capitais e no Distrito Federal. A utilização e atualização dessa base de dados devem ser precedidas por uma assinatura a ser realizada diretamente no site desse fornecedor (www.informativosbc.com.br).

• Públicas:

     o SINAPI: O Sistema Nacional de Pesquisa de Custos e Índices da Construção Civil (SINAPI) é indicado pelo Decreto 7983/2013, que estabelece regras e critérios para elaboração do orçamento de referência de obras e serviços de engenharia contratados e executados com recursos dos orçamentos da União, para obtenção de referência de custo, e pela Lei 13.303/2016, que dispõe sobre o estatuto jurídico da empresa pública, da sociedade de economia mista e de suas subsidiárias. A gestão do SINAPI é compartilhada entre Caixa e IBGE. A Caixa é responsável pela base técnica de engenharia (especificação de insumos, composições de serviços e orçamentos de referência) e pelo processamento de dados, e o IBGE, pela pesquisa mensal de preço, tratamento dos dados e formação dos índices. A manutenção das referências do SINAPI pela Caixa é realizada conforme Metodologias e Conceitos. A atualização dessa base de dados está incluída, sem custos adicionais para os usuários do ConstruOffice, no processo de atualização do sistema sendo disponibilizada em até 60 dias após a publicação das informações no site da Caixa Econômica Federal. As composições e preços do SINAPI podem ser visualizadas através de uma classificação exclusiva do ConstruOffice (composta por Etapas e Atividades construtivas), desenvolvida e mantida pela Consutech Engenharia (www.consultech.eng.br), empresa especializada em engenharia de custos. Esse recurso permite que os usuários do sistema apresentem seus orçamentos utilizando uma itemização lógica e clara;

     o SICRO: base de dados criada e aperfeiçoada pelo DNIT para manter atualizada a definição de custos, apta a estabelecer os melhores parâmetros para referenciar a elaboração dos orçamentos de projetos rodoviários e licitação de obras. Disponível gratuitamente e atualizada conforme demanda dos clientes do ConstruOffice;

     o FDE: base de dados de serviços específicos para construção e reformas de escolas, criados e mantidos pela Fundação para o Desenvolvimento Escolar do Estado de São Paulo. Disponível gratuitamente e atualizada conforme demanda dos clientes do ConstruOffice;

     o EMOP: base de dados de composições e preços de insumos, criada e mantida pela Empresa de Obras Públicas do Estado do Rio de Janeiro. Disponível gratuitamente e atualizada conforme demanda dos clientes do ConstruOffice;

Recursos disponíveis nesse módulo:

     • Importação de bases de dados: função que permite que o usuário importe informações contidas em planilhas Excel através de um recurso de compatibilização de colunas, conforme demonstrado na imagem ao lado:

     • Equivalência entre bases: permite que o usuário relacione itens similares entre as bases de dados utilizadas no sistema. Essa função é extremamente útil para análise dos preços publicados pelas diversas fontes de dados disponíveis no ConstruOffice.

     • Cópia de bases: permite que o usuário copie uma base completa possibilitando que sejam feitas alterações nas bases oficiais disponíveis no software.

     • Estrutura: o ConstruOffice possui recurso que permite que os usuários criem, de forma rápida e livre, qualquer tipo de itemização de bases de dados.

     • DNIT: ao selecionar essa base de dados, o sistema apresentará, de forma estruturada e integrada, todas as tabelas SICRO, incluindo fórmulas de produtividade de equipamentos.

Orçamento de obras

Um orçamento, independentemente do tamanho ou da complexidade da obra, é representado por uma série de informações que, juntas, geram diversos indicadores para uma gestão de custo e tempo eficiente. Pense em uma plataforma que une qualquer banco de dados de composições de preços (CPUs) à recursos extremamente simples e conhecidos como os de uma planilha MS-Excel: esse é o ConstruOffice, o software para agilizar e otimizar o tempo de orçamentistas e profissionais da construção civil.

Esse módulo foi desenvolvido para permitir a realização de orçamentos de forma rápida, flexível e segura. Assim, contando com uma interface similar a de uma planilha eletrônica (como por exemplo o MS-Excel), o ConstruOffice possui os seguintes recursos operacionais:

     • Arraste e solte (drag and drop) de linhas e colunas;

     • Pesquisa rápida (digite o termo a ser procurado diretamente na coluna);

     • Ordenação (classificação) em um clique;

     • Pesquisas avançadas (filtros compostos / customizados);

     • Relatórios instantâneos: Orçamento Sintético, Orçamento Analítico, Material e Mão de Obra, Curva ABC de insumos e serviços e Orçamento Sintético: Resumo;

     • WYSIWYG (what you see is what you get): o que você vê é o que você vai imprimir;

     • Visualização instantânea de preços com ou sem taxas (Leis Sociais e BDI);

     • Itemização automática;

     • Exportação de relatórios, totalmente formatados, para Excel, HTML, PDF, RTF entre outros.

A agilidade e confiabilidade do processo de elaboração de orçamentos de obras do ConstruOffice pode ser constatada através dos seguintes recursos:

     a) Possibilidade de criação de diversos orçamentos para uma mesma obra;

     b) Utilização de base de referência ou de outro orçamento guia mestra para inicio do trabalho;

     c) Visualização instantânea do orçamento com códigos da base ou com itemização automática;

     d) Wizard de preenchimento de quantidades:

     e) Tratamento especial para elaboração de orçamentos utilizando a base do DNIT / Sicro: wizard de complemento de informações para recálculo online do preço conforme parâmetros variáveis (ex: distância média de transporte e custo por KM).
As composições do DNIT são baseadas em dezenas de indicadores e fórmulas que determinam a produção das equipes mecânicas e respectivos coeficientes de utilização de horas produtivas e improdutivas para os equipamentos envolvidos nos serviços de terraplenagem, pavimentação, obras de arte, drenagem, conservação, sinalização e restauração. Com o ConstruOffice você pode ajustar tais indicadores de acordo com as características específicas de cada obra.

     f) Agilidade e facilidade para importar informações (base de dados, orçamentos e quantidades) produzidas por qualquer outro software;

     g) Aplicação automática de Leis Sociais e BDI nas bases de dados e orçamentos;

     h) Hierarquização e consolidação automática dos orçamentos (empreendimento, áreas, torres etc);

     i) Integração com planilha de quantidades gerada em excel por qualquer software CAD;

     j) Utilização de composições e insumos de diversas bases de dados no mesmo orçamento;

     k) Equalização de preços entre diversas bases;

     l) Importação de obras geradas pelo software Volare (Pini).

Planejamento de obras

Permite a realização de cronogramas físicos/financeiros com base em qualquer orçamento elaborado através do ConstruOffice. Para realizar o planejamento da obra, o usuário deverá apenas informar o prazo de início e término de execução de cada serviço/item do orçamento (essas datas poderão ser informadas em qualquer nível do orçamento). Com base nessas informações, o sistema apresentará, em formato de planilha, as quantidades previstas por mês (cronograma físico), os valores orçados divididos por mês (cronograma financeiro) e relatório de planejamento de compra de insumos por mês.

Controle de obras (em desenvolvimento)

Para realização do processo de controle de obras o sistema permitirá que o usuário informe as quantidades executadas conforme cada item informado no orçamento. Com base nessas informações, o sistema apresentará no formato de relatórios e gráficos o comparativo entre o orçado X realizado e o planejado X realizado.

Medições de obras (em desenvolvimento)

Utilizando-se as informações inseridas no módulo de controle de obras (descritas acima), o sistema apresentará todas as informações necessárias para acompanhamento de contratação de empreiteiros através de comparativos de executado X orçado, incluindo saldos contratuais e a possibilidade de inserção de aditivos negociados entre as partes.

Veja outras imagens do sistema



Quem Somos Software Clientes Contato Trabalhe Conosco Equipe Parceiros