Bases de dados
Permite o armazenamento e consultas a diversas bases de dados, públicas e privadas, que poderão ser utilizadas para elaboração de orçamentos e gerenciamentos de obras. Essas bases de dados são formadas pelas seguintes tabelas:
Tem interesse? Fale conosco agora!
1) Insumos: materiais, mão de obra e equipamentos de construção civil;
2) Serviços: composições de preços unitários de serviços que reúnem todos os insumos necessários para cálculo do custo e preço dos itens que compõem orçamentos de obras de edificações e infraestrutura. Para efeito de cálculo dessas composições, o ConstruOffice permite a inserção de um serviço dentro de outro sem limite de recursividade;
3) Encargos sociais (LS) e BDI: tabelas que contém o detalhamento do percentual de custos legais que incidem sobre a mão de obra e as composições dos Benefícios e Despesas Indiretas que transformam os custos dos serviços em preços finais.
- Recursos disponíveis nesse módulo:
- Importação de bases de dados: função que permite que o usuário importe informações contidas em planilhas Excel através de um recurso de compatibilização de colunas, conforme demonstrado na imagem abaixo:
- Cópia de bases: permite que o usuário copie uma base completa possibilitando que sejam feitas alterações nas bases oficiais disponíveis no software.
- Estrutura: o ConstruOffice possui recurso que permite que os usuários criem, de forma rápida e livre, qualquer tipo de itemização de bases de dados.
Orçamento de obras
Um orçamento, independentemente do tamanho ou da complexidade da obra, é representado por uma série de informações que, juntas, geram diversos indicadores para uma gestão de custo e tempo eficiente. Pense em uma plataforma que une qualquer banco de dados de composições de preços (CPUs) à recursos extremamente simples e conhecidos como os de uma planilha MS-Excel: esse é o ConstruOffice, o software para agilizar e otimizar o tempo de orçamentistas e profissionais da construção civil.
Esse módulo foi desenvolvido para permitir a realização de orçamentos de forma rápida, flexível e segura. Assim, contando com uma interface similar a de uma planilha eletrônica (como por exemplo o MS-Excel), o ConstruOffice possui os seguintes recursos operacionais:
- Arraste e solte (drag and drop) de linhas e colunas;
- Pesquisa rápida (digite o termo a ser procurado diretamente na coluna);
- Ordenação (classificação) em um clique;
- Pesquisas avançadas (filtros compostos / customizados);
- Relatórios instantâneos: Orçamento Sintético, Orçamento Analítico, Material e Mão de Obra, Curva ABC de insumos e serviços e Orçamento Sintético: Resumo;
- WYSIWYG (what you see is what you get): o que você vê é o que você vai imprimir;
- Visualização instantânea de preços com ou sem taxas (Leis Sociais e BDI);
- Itemização automática;
- Exportação de relatórios, totalmente formatados, para Excel, HTML, PDF, RTF entre outros.
A agilidade e confiabilidade do processo de elaboração de orçamentos de obras do ConstruOffice pode ser constatada através dos seguintes recursos:
- Utilização de base de referência ou de outro orçamento guia mestra para inicio do trabalho;
- Visualização instantânea do orçamento com códigos da base ou com itemização automática;
Planejamento de obras
Permite a realização de cronogramas físicos/financeiros com base em qualquer orçamento elaborado através do ConstruOffice. Para realizar o planejamento da obra, o usuário deverá apenas informar o prazo de início e término de execução de cada serviço/item do orçamento (essas datas poderão ser informadas em qualquer nível do orçamento). Com base nessas informações, o sistema apresentará, em formato de planilha, as quantidades previstas por mês (cronograma físico), os valores orçados divididos por mês (cronograma financeiro) e relatório de planejamento de compra de insumos por mês.
Controle e medições de obras
Para realização do processo de controle de obras o sistema permitirá que o usuário informe as quantidades executadas conforme cada item informado no orçamento. Com base nessas informações, o sistema apresentará no formato de relatórios e gráficos o comparativo entre o orçado X realizado e o planejado X realizado.
Utilizando-se as informações inseridas no módulo de controle de obras (descritas acima), o sistema apresentará todas as informações necessárias para acompanhamento de contratação de empreiteiros através de comparativos de executado X orçado, incluindo saldos contratuais e a possibilidade de inserção de aditivos negociados entre as partes.